O processo de discagem consiste na comunicação de 3 aplicações: LogCall --> Motor de discagem --> Asterisk telefonia. Através de diversas análises verificamos que  alguns números  no mailing estão fora do padrão, exemplo: "27 99706961"  - Contém espaços.

                   O LogCall importa o mailing (uma lista de contatos) via FTP, Checa se algum número está na blacklist,  caso negativo vincula a uma campanha  e salva todos os registros para controle. Quando o usuário clica em 'Enviar para central', os dados são enviados para o motor de discagem que pega todos os parâmetros configurados, aciona o Asterisk (telefonia - aqui ocorre a discagem), após esse processo temos o retorno ( se atendeu, falhou, etc), isso é devolvido ao LogCall e gravamos em uma coluna chamada status.

Quando o número está fora do padrão, cai no filtro do motor de discagem e nem é enviado para telefonia, dessa forma o status vai estar sempre vazio.

Na outra ponta temos os relatórios, e o indicador 'Pendente' corresponde a todos os registros que estão sem status.

Tentativa de discagem  se encerra quando o cliente atende a discagem, dessa forma se  o discador ligou para o número 999999555555 e este atendeu logo na primeira tentativa,  terá apenas 1 tentativa. Outra situação é o tempo de agendamento entre as tentativas. Lembrando que tem várias definições que ele precisa: Tem agente disponível no momento desta tentativa?  Tem o número mínimo de agentes disponíveis configurado na campanha? 

Sim, porém como o sistema de discagem espera que todos os parâmetros estejam dentro do padrão, se algo está fora disso, algumas exceções podem ser acionadas e o comportamento da ferramenta pode ser diferente.